Notícias

Como montar o sabre e a corrente da motosserra

Montar o sabre e a corrente na motosserra pode parecer uma tarefa fácil, mas ela exige certos cuidados. Dependendo da forma que você realizada a montagem, a motosserra pode não cortar ou pode até apresentar riscos para o operador.
Confira abaixo todos os passos para montar o sabre e a corrente da motosserra de forma prática e segura.

Qual o sabre e a corrente ideal para a minha motosserra Stihl?

Cada motosserra exige um sabre e uma corrente específica.
Caso você esteja utilizando uma motosserra Stihl, fizemos um manual simples que você pode baixa-lo clicando no link abaixo:
Link: Planilha de sabres e correntes Stihl (clique aqui)

Acessórios indicados para a montagem do sabre e da corrente:

  • 1- Luva de proteção: Destinada a proteger as mãos e punhos contra as lesões de acidentes a que os trabalhadores se expõem.
  •  
  • 2- Chave combinada: Junção de duas chaves: em uma ponta você tem a chave de vela e na outra você tem a chave de fenda.

Como montar o sabre e a corrente?

1. Posicione a motosserra sobre uma superfície fixa.

2. Utilize a chave combinada para soltar as porcas da tampa lateral. (foto da tampa lateral)

3. Com a chave combinada, ou uma chave de fenda, gire o parafuso do tensionador da corrente até que o seu pino fique na extremidade do parafuso. (Foto do parafuso do tensionador, com uma seta indicando para trás.)


 ​Atenção, em algumas motosserras, o parafuso tensionador se localiza na parte frontal da motosserra.

4. Encaixe a corrente no sabre. Atenção: Certifique-se de que os dentes da corrente estejam com a parte cortante direcionada para frente. (foto da corrente encaixada no sabre)

5. Posicione o sabre, com a corrente, no local adequado, de modo que o pino do tensionador encaixe na fenda do sabre. (foto mostrando o pino encaixando no buraco do sabre)

 ​​6. Com a chave combinada, ou uma chave de fenda, gire o parafuso do tensionador da corrente até que a corrente esteja com uma leve tensão. (Foto da chave esticando a corrente)

7. Encaixe novamente a tampa lateral e posicione as porcas no lugar. Atenção: Não aperte demais as porcas. (foto da tampa sendo encaixada) 

8. Ajuste novamente a tensão da corrente de modo que ela possa correr livremente no sabre, mas que não fique frouxa. (Foto mostrando tensionando a corrente + Foto puxando a corrente p/ mostrar que não está frouxa)

9. Aperte bem as porcas da tampa lateral. (foto da tampa sendo encaixada)

Atenção:

  • 1- O tensionamento correto influencia na durabilidade do conjunto de corte. Verifique e ajuste corrente periodicamente.​
  •  
  • 2- Ao utilizar a motosserra, é interessante a alternância de lados do sabre para que ele não gaste mais na parte debaixo. Ao fazer a inversão do sabre, certifique-se de que a corrente esteja com a parte cortante direcionada para frente.
  •  
  • 3- Utilize lubrificantes de corrente adequados para evitar o desgaste prematuro do sabre e da corrente.
  •  
  • 4- Limpe periodicamente o sabre e a corrente.

Gostou desse turorial?

 

Caso ainda tenha alguma dúvida, nossos especialistas podem responder via whatsapp (62) 9 9831-1916 ou ainda em nosso telefone (62) 3941-1818.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *