Notícias

Aprenda a limpar seu jardim na primavera

Após o inverno, já no final do mês de setembro, iniciamos todos os anos o período da primavera. Durante essa época do ano, limpar seu jardim não será uma tarefa semelhante como no inverno ou verão. Contudo, alguns cuidados a mais são essenciais para garantir que tudo fique lindo com o reflorescimento da flora terrestre.

Em 2019, a primavera se inicia no dia 23 de setembro. A partir deste período, até o natal em dezembro, será preciso limpar seu jardim com muita atenção.

Sendo assim, durante a estação considerada a mais bonita do ano, as flores aparecem e o jardim se torna ainda mais colorido. E é justamente por esse motivo que o jardim precisa ser cuidado, a fim de torná-lo ainda mais belo.  

Limpar seu jardim na primavera garante que as plantas tenham espaço para crescerem e se desenvolverem plenamente com qualidade. A regra do cuidado vale para todas as estações do ano, por quanto, as plantas sempre estão em desenvolvimento.

Vamos ao trabalho de jardinagem? Que tal limpar seu jardim?

O primeiro passo é verificar se as suas ferramentas de jardinagem que ficaram encostadas no inverno estão em bom estado de uso. Se for preciso, adquira as ferramentas básicas de jardinagem novamente, para realizar a manutenção do seu jardim durante o período da primavera.

Estar preparado para essa estação do ano é essencialmente importante para que o jardim esteja sempre belo e com boa aparência. Use as ferramentas que mais se encaixam com a finalidade de limpeza do seu jardim.

Você pode começar os trabalhos realizando as seguintes atividades:

  • 1- Retire restos de folhas, pinhas e folhas secas;
  •  
  • 2- Remova galhos secos e brotos malformados;
  •  
  • 3- Retire restos de detritos de outras estações que possam ter acumulado;
  •  
  • 4- Deixe que o gramado e o canteiro respiram o ar da primavera;
  •  
  • 5- Se o jardim for longo, use sopradores para realizar a limpeza das folhas.

 

Ao limpar seu jardim na primavera, lembre-se: folhas que caem ocasionalmente não são um problema para a sobrevivência das plantas. Mas pinhas ou grandes quantidades de folhas podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da plantação.

 

Limpe com constância os galhos de seu jardim

Na primavera, as árvores começam a florescer com maior intensidade, portanto jardins que possuem espécies frutíferas necessitam de maior cuidado. Ao limpar seu jardim, trabalhe a poda dessas plantas para que elas tenham espaço de florescer e frutificar também.

Essa ação, por mais simples que possa parecer, é necessária para que na colheita os frutos estejam mais saudáveis. Portanto, essa ação deve ser feita logo nos primeiros dias da primavera para estimular a formação dos bons frutos.

A poda no momento de limpar seu jardim dará forma às suas plantas, ajudando a eliminar os galhos malformados que sugam as forças da planta. Utilizar uma ferramenta como um motopoda pode auxiliar a alcançar galhos mais distantes.  

Você deve estar se perguntando: Então, qual galhos devo limpar?

Esclarecemos que isso depende da planta. Por exemplo, há algumas plantações que a única atitude que deve ser feita é remover os ramos mortos.

Por outro lado, há plantas em que os ramos estão cruzando uns com os outros. Sendo assim, retire os galhos que estão encostando nos outros, impedindo o desenvolvimento da sua planta.

Ao limpar seu jardim, observe os ramos que ficam apontando para dentro da planta. Você deve retirá-los, principalmente os que apontam para o tronco da árvore.

Limpe o gramado do seu jardim com cuidado na primavera

Com o fim do inverno, é natural que todas as plantas estejam sensíveis as mudanças, inclusive o gramado do jardim. Ainda no início da primavera, qualquer movimento brusco poderá machucar o tapete de gramado. Sendo assim, após tirar todos os excessos de lixo, resto de galhas e podas de plantas do jardim, apare o gramado com cuidado.

Deixe a grama, ainda nas primeiras fazes de limpeza, em uma altura de 5 a 9 cm, para que ela suporte sua fraqueza e se fortaleça para as próximas podas. Você pode utilizar cortadores de grama específicos para essa finalidade.

Evite deixar pedras no seu gramado ou vestígios de podas. Antes da primavera, talvez você encontre um gramado muito danificado e que necessite de cuidados mais delicados.

Após as primeiras podas, à medida que observar que há melhora na aparência do gramado, procure deixá-lo em uma altura que não ultrapasse sete centímetros. Quando seu tamanho passa dessa altura logo o gramado fica com o aspecto ressequido e você terá que fazer uma nova poda e limpeza do seu jardim.

Apesar das recomendações gerais, cada espécie poderá apresentar característica especificas que devem ser consideradas para manter a limpeza do jardim. Além disso, no fim do período de inverno, ainda no final de agosto e inicio de setembro, é preciso fazer a cobertura do gramado, a fim de conservá-lo na melhor qualidade.

Tenha cuidado com os recursos hídricos ao limpar seu jardim

Muitos jardins enfrentam grandes problemas por conta da sujeira em seus recursos hídricos. Na primavera, se encontra os vestígios de canos entupidos, proliferação de insetos e microrganismos potencialmente prejudiciais, no ambiente.

Ao limpar seu jardim ofereça uma atenção as piscinas, fontes, lagos, etc. Verifique as encanações e sistemas de irrigação do seu jardim, e se preciso, conserte-as durante a limpeza. Evite deixar águas paradas, e se for necessário mantenha a boa higiene dos locais que venham a acumular água.

Você gostou deste conteúdo?

Na arvoreta você encontra as melhores ferramentas para jardim. Você pode falar com a gente e fazer um orçamento via WhatsApp, clique aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *