Notícias

Roçadeira Stihl: qual modelo escolher

A roçadeira é uma ferramenta muito útil tanto em casa como para prestação de serviços. Elas podem ser elétricas, a gasolina ou a bateria.
Diante de todos os modelos oferecidos pela STIHL, fizemos esse guia para te ajudar na escolha do modelo da sua roçadeira, assim você não corre o risco de comprar um equipamento que não atenda à sua necessidade.

Elétrica, a gasolina ou a bateria?

As roçadeiras elétricas geralmente são as que possuem o custo mais acessível, não emitem ruídos nem poluentes e são relativamente leves. Contudo apresentam menor potência e devem ser ligados na rede elétrica.
As roçadeiras a gasolina possuem maior potência, não necessitam de rede elétrica, contudo emitem ruídos e poluentes.
As roçadeiras a bateira não necessitam ficar ligadas à rede elétrica, possuem potência variada, não emitem ruídos ou poluentes, contudo possuem um preço mais elevado se comparado a relação potência/preço.

Cinta lateral ou cinta dupla?

Dependendo do seu tipo de serviço, você irá precisar utilizar uma cinta para que a roçadeira fique apoiada confortavelmente no seu corpo.
As roçadeiras a gasolina da Stihl são as únicas que acompanham cinta, com exceção da FS 38 e das ferramentas multifuncionais KA. As roçadeiras elétricas e a bateria da Stihl não acompanham cinta.
Na hora de escolher a sua roçadeira, fique atento se o modelo escolhido acompanha cinta lateral ou cinta dupla.
A cinta dupla oferece maior conforto ao operador pois ela distribui melhor o peso do equipamento, além de que possui uma placa de apoio que apoia a máquina na região da perna e cintura.
Entre os modelos da Stihl, as que acompanham cinta lateral são: FS 55, FS 80, FS 85.
As que acompanham cinta dupla são: FS 120, FS 130, FS 160, FS 220, FS 290, FS 300, FS 350, FS 380, FS 460.

Conjuntos de corte

As roçadeiras Stihl obrigatoriamente acompanham 1 (um) conjunto de corte. Fique atento, pois se a sua roçadeira está vindo com mais de um conjunto de corte (exemplo: Lâmina + Trim-cut), você está pagando por um deles separadamente sem saber. Os conjuntos de corte são:

Auto-Cut

Geralmente acompanha as roçadeiras elétricas e a bateria. Possuem um sistema de mola, que quando pressionado no chão, liberam o fio. Também há modelos auto-cut para roçadeiras profissionais, mas são vendidos separadamente.

Trim-Cut

Esse é o conjunto de corte mais utilizado nas roçadeiras. São mais simples e baratos que o modelo auto-cut mas apresentam grande durabilidade. Para liberação do fio de corte, há a necessidade de parar o serviço, virar a roçadeira de cabeça para baixo e fazer o ajuste manual do fio. Há dois modelos de Trim-cut:

  • Trim-cut 31-2: Serve nos modelos FS 55, FS 80, FS 85, FS 120, FS 130
  • Trim-cut 41-2: Serve nos modelos FS 160, FS 220, FS 290, FS 300, FS 350, FS 380

Lâmina

A lâmina não pode ser utilizada nas roçadeiras elétricas, a bateria e tampouco no modelo a gasolina FS 38.
Tanto a lâmina de 2 pontas ou 3 pontas, devem ser utilizadas para serviços mais pesados, como roçagem de capim.
Mas atenção, há diferentes encaixes de lâminas, logo, as lâminas das roçadeiras de uso profissional não servem nas roçadeiras de uso domésticos.

Serra Circular

A serra circular pode ser acoplada somente nas roçadeiras a gasolina, com exceção da FS 38.
Assim como a lâmina, as serras circulares são indicadas para serviços pesados, que incluem poda de troncos finos. Mas atenção, se você for roçar capim, a lâmina apresenta maior rendimento que a serra circular.
Há diferentes encaixes de serras circulares, logo, as serras circulares das roçadeiras de uso profissional não servem nas roçadeiras de uso doméstico.

Tamanho da sua área: Qual modelo escolher?

Vale  lembrar que além da área, você deve analisar também o conjunto de corte que será utilizado e também o tipo de cinta que você deseja.

Tem mais alguma dúvida em relação ao modelo de roçadeira que mais se adequa à sua necessidade? Temos alguns outros artigos sobre tipos de roçadeira no nosso blog que podem te ajudar,
Se mesmo assim você ainda está com dúvidas, entre em contato com nossa equipe de especialistas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *